Diante da realidade imposta pela pandemia da Covid-19, muitas estruturas sociais se viram obrigadas a mudar suas lógicas para seguir funcionando da melhor forma possível.
Entre elas as escolas. Neste artigo deixaremos algumas reflexões sobre se haverá viabilidade para o homeschooling pós-pandemia, e entender em que pé nos encontramos, dando os conceitos corretos para cada situação.
Então siga lendo para saber se o ensino domiciliar será tendência após a pandemia!
Ensino remoto
Atualmente o estilo de ensino que ganhou mais força nos contextos escolares é o remoto. Nesse sentido, são as aulas que ocorrem via online tendo a internet como principal meio de transmissão dos conteúdos.
Mesmo não sendo algo que foi inventado agora, o ensino remoto já vem evidenciando as dificuldades que pais e principalmente mães tem tido para manter o foco de seus filhos, nas atividades propostas.
O desafio se mostrou como mão dupla. De um lado pais se dividindo entre os trabalhos em home office e os deveres escolares dos filhos, e do outro, professores se atualizando a uma realidade nunca antes enfrentada em suas carreiras.
Principais desafios em casa
De maneira geral todos foram pegos de surpresa pela repentina mudança na lógica de ensino. A distância acaba bloqueando importantes aprendizados além da sala de aula, ligados ao relacionamento interpessoal das crianças menores, por exemplo.
Enquanto que para os maiores existe a dificuldade de acompanhar os conteúdos disponibilizados por professores. E junto a isso a complicação na rotina dos pais em encontrarem formas de manterem o foco de seus filhos nas atividades.
É necessário, portanto, desenvolver uma disciplina completa dentro do âmbito familiar de maneira que tudo funcione de maneira correta. E a aproximação da escola com os familiares se mostra muito importante nesse momento em especial.
Seja dando orientações de como trazer o conteúdo disponibilizado para uma realidade que atraia mais a atenção da criança para os seus deveres. Assim como oferecer um acolhimento para sanar dúvidas e manter esse vínculo ainda mais forte
Desafios da equipe escolar
Agora, pensando para o lado mais pedagógico, os profissionais também sofrem com as transformações de rotina tão sólidas como é a da educação.
Por isso, a adaptação de professores e pedagogos a essa nova realidade deve ser realizada com responsabilidade e compromisso de que haja a garantia de um ensino de qualidade disponível aos alunos, e também a seus responsáveis.
Trazer para perto deles a aplicação da internet, de ferramentas que possam facilitar não só o contato e comunicação entre seus alunos, como também formas de tornar os conteúdos mais acessíveis e interessantes mesmo à distância.
É importantíssimo que exista uma sincronia nas atuações em todas as esferas que compõe um projeto educacional escolar. Para atingir soluções práticas e que atendam as necessidades de todos os envolvidos, é necessário um comprometimento e uma filosofia que transmitam inovação e segurança.
Homeschooling pode ser considerado uma realidade então?
É difícil fincar com toda a certeza, o homeschooling é uma prática não legalizada no Brasil, e ainda há muito a ser discutido entorno do assunto. O ensino todo em casa, ministrada pelos pais é muito mais sólida no exterior, algo que vem de anos de aplicação.
Talvez conjecturar sobre uma possível adoção dessa lógica seja muito cedo, afinal ainda temos muito que aprender com a realidade que ainda estamos inseridos.
Devemos focar nas soluções de problemas existentes na atualidade, para mais tarde colhermos as boas ações de maneira a entender melhor o panorama geral.
O que precisamos ter em mente, é que tanto agora, quanto depois, deve ocorrer uma forte união entre famílias e escolas no intuito de desenvolver a prática de ensino para os alunos.
Como tem sido o seu dia a dia no ensino remoto? Já tinha ouvido falar em homeschooling? Deixe aqui nos comentários!
Saiba mais:
- Por que a educação infantil é tão necessária?
- Vantagens de estudar no Colégio Destaque
- Parabéns! Calouros UFPR 2023
- 5 dicas de como tornar a educação mais moderna e acessível aos alunos – 24/01 Dia Internacional da Educação
- Qual é o futuro do mundo?
O Colégio Destaque
Nós somos um grupo de pessoas que acredita que a essência da Educação é, além de um conjunto de informações, conhecimentos e florescer no indivíduo a capacidade de construir uma vida de sucesso e equilíbrio.
E essa construção se faz ao longo dos anos, dando as ferramentas necessárias para que o estudante se torne uma pessoa feliz no mundo e consigo mesma!
Assim, todo o preparo e orientação deve convergir para que o estudante se torne um cidadão responsável, empreendedor e capaz de contribuir para uma sociedade cada vez melhor.
Agende uma visita preenchendo o formulário abaixo
Envie-nos uma mensagem ou ligue pra gente:
NOSSO ENDEREÇO
Rua Bernardo Osinski, 206 – Pineville – Pinhais – PR – CEP: 83320-570
Veja Também:
- Por que a educação infantil é tão necessária?
- Vantagens de estudar no Colégio Destaque
- Parabéns! Calouros UFPR 2023
- 5 dicas de como tornar a educação mais moderna e acessível aos alunos – 24/01 Dia Internacional da Educação
- Qual é o futuro do mundo?
- O que esperar do Colégio Destaque em 2023?
- Por que escolher o Colégio Destaque?
- 6 jogos de tabuleiro para juntar toda a família e se divertir muito
- É melhor voltar estudando com tudo ou começar lentamente?
- Veja essa matéria sobre as melhores escolas em Pinhais
- Livros para citar em redações
- Jogue no lixo: o medo da matemática básica, ansiedade com o enem, suas inseguranças, hábitos ruins