Já não é novidade que muito do desenvolvimento comportamental e mental de crianças e adolescentes está diretamente relacionado com a forma em que são balanceados seus deveres e autonomia dentro de casa.
Daí que surge a pergunta: é melhor ser mais autoritário, ou mais permissivo na criação dos filhos? Afinal, tudo que queremos é garantir que eles se tornem indivíduos com princípios e valores no futuro. Existe um método ideal?
Para responder essas perguntas, esclarecemos quais são os estilos parentais e se há um jeito de garantir que exista esse equilíbrio nas ações e estratégias para garantir o melhor desenvolvimento de nossos jovens.
É melhor ser autoritário?
O controle, regras rígidas e intolerância com relação a algumas ações dos filhos está muito atrelado a esse estilo parental.
Muitos podem pensar que disciplina e rigidez são o melhor caminho para que se transmitam valores e ideais para crianças e adolescentes. Mas será que um caminho tão extremo como esse é o ideal?
Neste regime, é comum que não haja o estímulo ao diálogo, restringindo a criança a basicamente seguir regras e reprimir seus sentimentos. Diante disso, podem surgir uma diversidade de problemas como ansiedade, depressão, insegurança, e consequentemente baixa autoestima.
Dentro de sala de aula isso fica muito evidente em crianças que não têm uma participação muito ativa nas atividades, principalmente quando essas envolvem trabalhos em grupo.
Então é melhor ser permissivo?
Falemos agora do completo oposto, será ele a resposta que tanto esperamos?
Você já deve ter ouvido falar do ditado “nem tanto ao céu, nem tanto à terra”, não é mesmo? E é totalmente aplicável tanto nesse, quanto no caso anterior.
Dentro do regime permissível, os pais não impõem nenhum tipo de restrição ou regra, acarretando em deixar a criança totalmente autônoma em suas decisões, mesmo se tratando de um indivíduo em desenvolvimento, sem maturidade alguma.
Geralmente, crianças criadas sobre esse estilo parental apresentam alto índice de imaturidade, assim como propensão maior a não saber lidar com emoções ligadas a frustração quando não conseguem o que desejam.
Além disso, contam com comportamentos disruptivos, rebeldes e frequentemente se colocam em situações de risco. É outro exemplo que acaba acarretando em baixo rendimento e aproveitamento escolar.
Mas, existe um meio termo?
Conhecido como estilo democrático, o meio termo entre os estilos parentais apresenta altos índices de aceitabilidade por parte de pais e filhos, além de oferecer um ambiente leve que não desconsidera obrigações e regras, mantendo a autonomia e individualidade da criança.
Nesse caso, pais democráticos desenvolvem amplo diálogo com os filhos, possibilitando negociações e estabelecendo regras dentro de casa, sem deixar de entender as necessidades e personalidade da criança.
A comunicação clara e aberta, serve para que valores sejam melhor assimilados, se estimula a independência da criança, mas sem abrir mão da disciplina em seus deveres tanto em casa quanto na escola.
Crianças criadas sob esse regime apresentam forte desenvolvimento cognitivo e escolar, bem como menos problemas comportamentais e apresentam forte envolvimento com as atividades escolares.
De maneira geral, não existe uma fórmula pronta, o ideal é encontrar realmente um contrabalanceamento entre a aplicação de regras rígidas e a abertura para uma comunicação saudável. Lembre-se que mesmo as crianças têm suas vontades, problemas e necessidades!
Saiba mais:
- Por que a educação infantil é tão necessária?
- Vantagens de estudar no Colégio Destaque
- Parabéns! Calouros UFPR 2023
- 5 dicas de como tornar a educação mais moderna e acessível aos alunos – 24/01 Dia Internacional da Educação
- Qual é o futuro do mundo?
O Colégio Destaque
Nós somos um grupo de pessoas que acredita que a essência da Educação é, além de um conjunto de informações, conhecimentos e florescer no indivíduo a capacidade de construir uma vida de sucesso e equilíbrio.
E essa construção se faz ao longo dos anos, dando as ferramentas necessárias para que o estudante se torne uma pessoa feliz no mundo e consigo mesma!
Assim, todo o preparo e orientação deve convergir para que o estudante se torne um cidadão responsável, empreendedor e capaz de contribuir para uma sociedade cada vez melhor.
Agende uma visita preenchendo o formulário abaixo
Envie-nos uma mensagem ou ligue pra gente:
NOSSO ENDEREÇO
Rua Bernardo Osinski, 206 – Pineville – Pinhais – PR – CEP: 83320-570
Veja Também:
- Por que a educação infantil é tão necessária?
- Vantagens de estudar no Colégio Destaque
- Parabéns! Calouros UFPR 2023
- 5 dicas de como tornar a educação mais moderna e acessível aos alunos – 24/01 Dia Internacional da Educação
- Qual é o futuro do mundo?
- O que esperar do Colégio Destaque em 2023?
- Por que escolher o Colégio Destaque?
- 6 jogos de tabuleiro para juntar toda a família e se divertir muito
- É melhor voltar estudando com tudo ou começar lentamente?
- Veja essa matéria sobre as melhores escolas em Pinhais
- Livros para citar em redações
- Jogue no lixo: o medo da matemática básica, ansiedade com o enem, suas inseguranças, hábitos ruins